Leptospirose


CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO

O QUE É LEPTOSPIROSE? A Leptospirose é uma doença infecciosa de caráter sistêmico, sua ocorrência é evidenciada em regiões de clima tropical e subtropical. é prevalente nas Américas, ocorrendo de forma endêmica na América Latina e no Caribe. No Brasil a doença tem caráter endêmico, sendo comuns surtos epidêmicos na época das chuvas. A Leptospirose também é considerada uma doença de risco ocupacional, atingindo trabalhadores agrícolas (arrozais e canaviais), mineradores, coletores de lixo e encarregados da limpeza pública, trabalhadores das redes de água e esgotos, além de médicos veterinários e tratadores de animais.
QUAIS SÃO OS AGENTES ETIOLOGICOS QUE CAUSAM A LEPTOSPIROSE? São bactérias espiroquetas do gêneroLeptospira que não suportam temperaturas entre 50° e 60° C e possui pouca resistência a desinfetantes químicos.
QUAL É O HABITAT DESTAS BACTERIAS? Água estagnada; Solo úmido;Matéria orgânica em decomposição,Plantas,Animais (roedores, cães, bovinos e suínos) Homem, sendo este apenas o hospedeiro acidental e terminal na cadeia de transmissão
QUAL É O RESERVATÓRIO MAIS IMPORTANTE DA LEPTOSPIROSE? São os ratos, seguido de animais domésticos como cães e bovinos. Os roedores albergam a Leptospira nos rins, eliminando-a no meio ambiente, contaminando água, solo e alimentos.
COMO SE DA À INFECÇÃO HUMANA PELA LEPTOSPIRA?Pela exposição direta ou indireta à urina de ratos infectados.
QUAL É A PRINCIPAL VIA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA?A água, já que nela as bactérias podem sobreviver por até 152 dias.
QUEM SÃO AS PESSOAS MAIS SUCETÍVEIS A CONTAMINAÇÃO? A população de baixa renda, com dificuldade de acesso à educação e à saúde, vivendo em moradias precárias à margem de córregos ou esgoto a céu aberto, e expostos com freqüência a enchentes.
COMO SE DA A PENETRAÇÃO DESTE MICROORGANISMO ? A penetração do microrganismo dá-se pela pele lesada ou mucosa da boca, narinas e olhos, podendo ocorrer através da pele íntegra, quando imersa em água por longo tempo.
QUAL É O QUADRO CLINICO APRESENTADO PELO INDIVIDUO INFECTADO COM LEPTOSPIROSE? O quadro clínico da Leptospirose não é específico. Podendo manifestar-se de forma leve ou moderada (anictéria) ou severa e fatal (ictérica).
QUAL É O PERIODO DE INCUBAÇÃO? Entre 7 a 14 dias. QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA LEPTOSPIROSE? Febre, cefaléia e mialgias (principalmente em panturrilha), disfunções gástrica ,anorexia, vômitos e diarréia.
QUAIS COMPLICAÇÕES PODE HAVER EM CASOS MAIS GRAVES DA DOENÇA? Destacando-se a mialgia, exacerbada nas panturrilhas, insuficiência renal, hepática (icterícia) e respiratória (tosse) e até meningite, miocardite, acompanhada ou não de choque, anemia e distúrbios neurológicos, confusão, delírio, alucinações. Nas formas mais graves, que evoluem com disfunção de múltiplos órgãos e sistemas e sepse
QUAL O TRATAMENTO DA LEPTOSPIROSE? Através de antibioticoterapia. Sendo recomendado na fase precoce a ( Amoxicilina ou a Doxiciclina). Na fase tardia o antibiótico mais utilizado é a penicilina G cristalina. Em caso de hipersensibilidade utiliza – se a eritromicina. .
QUAL O TRATAMENTO NO CASO DE FORMAS GRAVES DA DOENÇA? Diálise; Transfusão de sangue ou reposição de plaquetas, Além de internação em unidades de terapia intensiva.
COMO O ENFERMEIRO PODE ATUAR NESTES CASOS? Caso o enfermeiro esteja inserido em uma unidade básica de saúde da família: Planejar, gerenciar, coordenar e avalias as ações desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde; Planejar/ programar ações de vigilância com a equipe multidisciplinar; contribuir e participar de atividades de educação da equipe quanto à prevenção, manejo do tratamento, ações de vigilância epidemiológica e controle da leptospirose. Deve planejar medidas de educação em saúde, orientando a comunidade sobre as medidas de controle, principalmente formas de transmissão, manifestações clinicas e medidas de prevenção.
QUAIS SÃO AS MEDIDAS DE CONTROLE QUE PODEM SER TOMADAS PARA ERRADICAR A DOENÇA? Controle dos roedores; Coleta, acondicionamento e destino adequado do lixo; Evitar entulhos e objetos em desuso que sirvam de abrigo para roedores; Uso de EPIs para Trabalhadores que estão constantemente expostos ao risco; Armazenamento adequado dos alimentos; Lavagem das mãos ao manipular alimentos; Em caso de enchentes cuidadas com limpeza de lama, deve-se estar devidamente protegido (luvas e botas) e usar hipoclorito de sódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário